Reunião em Recreio fortalece estratégia de enfrentamento ao coronavírus

IMG-1300

O gerente da Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, visitou a cidade de Recreio, na tarde dessa quarta-feira (21/04), para orientar e sanar as dúvidas relativas à habilitação do Hospital São Sebastião no atendimento exclusivo de pacientes que não possuem Covid-19. Essa habilitação faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo Estado, no qual a instituição foi escolhida para atuar em apoio aos hospitais de referência para tratamento do coronavírus na Microrregião Leopoldina/Cataguases.

Na primeira parte da visita, houve o encontro entre o secretário de saúde de Recreio, Henrique Meira Ribeiro, e o gerente da Regional. Nessa discussão foi apresentado o cenário da doença no estado, debatido e esclarecido o Plano de Contingência. Para o secretário de saúde, a reunião serviu para alinhar os esforços na luta contra o coronavírus. “A reunião foi proveitosa para alinhar as nossas ações com as da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para poder combater da melhor forma o Covid-19”, diz.

Na segunda parte do encontro, uniram-se ao grupo o prefeito municipal de Recreio, José Maria André de Barros, o provedor do Hospital São Sebastião, Dr. Luiz Ronaldo Pinheiro dos Santos. Nessa parte da reunião foi explicado aos presentes que o hospital de Recreio atenderá casos de baixa complexidade não ligados ao Covid-19. Os pacientes com coronavírus na região serão encaminhados para a Casa de Caridade de Leopoldina e para o hospital de Cataguases. De acordo com o Plano de Contingência, a divisão nos atendimentos é importante para não expor pacientes de outras enfermidades ao contato com o coronavírus e preservar os profissionais de saúde.

O prefeito de Recreio, José Maria André de Barros, ressaltou a importância da atuação em conjunto para o enfrentamento da Covid-19. “Se não houver uma interação, não há trabalho possível. Estamos todos unidos e lutando por um mesmo objetivo”, explica.

Autor: Gustavo Santos Ribeiro

Rolar para cima