Reunião busca melhorias nos fluxos da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Sudeste

Imagem

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) promoveu na última terça-feira (9/06), no Auditório, uma reunião da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste. O Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, José Eduardo Amorim, fez a abertura e destacou a relevância do evento no sentido de realizar os devidos encaminhamentos visando identificar e superar os problemas relacionados à operacionalização do sistema de regulação de leitos hospitalares.

Neste mesmo sentido, o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde de Juiz de Fora,  Rodrigo Barros, fez o questionamento: “em que podemos avançar?”.  Destacou, ainda, que um dos objetivos da reunião foi discutir a respeito do projeto “Judicialização Zero”, em se tratando das internações nos casos de Urgência e Emergência. 

A Subsecretária de Regulação em Saúde do Estado, Maria Letícia Duarte Campos apresentou um panorama do processo regulatório no Estado e na Região Ampliada Sudeste.

Visita a Central Operativa do SAMU

No mesmo dia, pela manhã, o Superintendente Regional de Saúde, José Eduardo Amorim, juntamente com representantes do Ministério Público e da Magistratura de Juiz de Fora e região, fizeram uma visita ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE). Durante o encontro, eles conheceram as instalações do Consórcio e puderam verificar a integração entre as centrais de Regulação Médica do SAMU e do SUS Fácil Estadual. “Trata-se de uma rede de saúde robusta, referência para todo o território nacional. Esta junção é ímpar para a sociedade”, avaliou Amorim.

Ao final da visita, a juíza de direito da Vara da Fazenda Estadual, Ana Jabour avaliou as condições do CISDESTE e afirmou estar satisfeita com o que viu. “A impressão é muito positiva. É uma inovação para Juiz de Fora e região, no ponto de vista da logística no atendimento à saúde”, elogiou.

Autor: Duílio Martins

Rolar para cima