O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, acompanhado de outros membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reuniu, na tarde desta terça-feira, 28/9, com prefeitos e secretários de saúde de alguns municípios pertencentes à área de abrangência da macrorregião de saúde Nordeste para falar sobre a retomada das obras do hospital regional de Teófilo Otoni.
Conforme protocolos sanitários e como o objetivo de evitar aglomerações, o evento ocorreu no formato híbrido, possibilitando que outras autoridades também participassem da reunião por videoconferência.
Na ocasião, o secretário-adjunto de Saúde, André dos Anjos, falou sobre a expectativa do cronograma e apresentou o passo a passo para a retomada das obras e posterior abertura do Hospital. “Hoje teremos esse momento inicial, uma vez que o acordo com a Vale foi aprovado pela Assembleia e o recurso está garantido para o Hospital Regional de Teófilo Otoni. Será um hospital robusto que virá para ajudar a resolver os problemas assistenciais e contribuir para a rede”, afirmou.
A mudança no cenário econômico do país fez com que a empresa responsável pela execução das obras no Hospital Regional de Teófilo Otoni solicitasse um reequilíbrio econômico financeiro do contrato, fazendo-se necessário nova renegociação. Segundo a deputada estadual, Laura Serrano, que também participou do evento, o Governo de Minas está totalmente empenhado para que isso seja realizado e efetivado com a celeridade necessária para que as obras saiam o mais rápido possível do papel.
O secretário Fábio Baccheretti finalizou a reunião reiterando a fala da deputada. “Sabemos o quanto o Hospital Regional de Teófilo Otoni ajudará a suprir o imenso vazio assistencial na região. Por isso, temos nos esforçado tanto. Esperamos voltar logo, já com essa obra reiniciada e, que essa discussão tão importante dentro da rede seja intensa e a gente consiga deixar um legado importantíssimo com a ajuda de todos vocês.”
Participaram também da reunião o dirigente regional de saúde de Teófilo Otoni, Ivan Santana, o dirigente regional de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, o deputado estadual Neilando Pimenta, o coordenador do Departamento e Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), Juliano Esteves Barbosa, a gerente administrativa do SAMU, Carla Almeida e o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes.
Autor: Déborah Ramos Goecking