Foi realizada na quarta e quinta-feira, 17 e 18/9, uma capacitação para Tabulação de Dados em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano. A ação com os municípios foi realizada em Coronel Fabriciano.
Participaram da capacitação os municípios da área de atuação da regional, sendo separados em turmas para melhor explicação do conteúdo. Na capacitação, as referências técnicas de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e os coordenadores de Epidemiologia aprenderam a consultar e extrair dados dos municípios para promover campanhas com a comunidade e apresentar dados interessantes para os gestores municipais.
Segundo Aline Eliane dos Santos, especialista em Políticas e Gestão em Saúde da SRS Coronel Fabriciano, o objetivo é capacitar os técnicos sobre a geração de relatórios e análise de dados do município, que irão subsidiar ações de vigilância em saúde.
Segundo a especialista, a análise periódica dos dados municipais de DANT permite ao município realizar uma análise situacional de saúde, bem como a construção de boletins e informes epidemiológicos para os profissionais e a população, além de subsidiar o planejamento de ações de promoção e prevenção desses agravos.
“Atualmente as causas externas e as doenças crônicas não transmissíveis representam a principal causa de óbito na Macrorregião de Saúde Vale do Aço, contudo percebemos pouca atenção das secretarias municipais de saúde em relação a esses agravos. Esperamos que a capacitação auxilie na sensibilização dos municípios em relação à necessidade de ações que possam mitigar os óbitos por esses agravos”, completou.
No primeiro dia de capacitação, foram convidados os municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Dom Cavati, Iapu e Ipaba. No segundo dia, foram chamados representantes de Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo D’Água, Santana do Paraíso, São João do Oriente e Timóteo.
A Vigilância de DANT abrange a Vigilância das Causas Externas (acidentes e violências) e a Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (neoplasias, doenças respiratórias crônicas, diabetes e doenças do aparelho circulatório).
Gabriel Barroso / Estagiário sob supervisão
Foto:SRS CORONEL FABRICIANO