A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou nesta terça-feira (22/09) a Primeira Oficina de Saúde Mental. O objetivo foi fortalecer a Rede de Saúde Mental e sensibilizar os gestores municipais de saúde para implantar os serviços pactuados de acordo com a proposta da Política Nacional de Saúde Mental.
A Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Ottoni, falou da importância da Oficina e do trabalho em rede: “É com muito esforço, que vamos tentar construir uma rede de saúde mental para garantir assistência aos nossos pacientes, essa é a nossa missão”, afirmou.
“A partir dessa oficina todos participantes sairão com o conhecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), terão oportunidade de tirar as dúvidas e entender o papel de cada ponto de atenção. Os partivipantes também vão compreender o perfil dos usuários do serviço de CAPS das urgências psiquiátricas e da produção do Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS)”, ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Redes da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Maiza Alves Dias.
Palestras
Marta Elizabeth de Souza, Coordenadora Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais, ministrou a primeira palestra do dia sobre o tema Elucidação da Rede de Atenção Psicossocial: O papel de cada ponto de atenção da rede de saúde mental. Márcia Ribeiro, mestre em promoção e prevenção a violência pela UFMG, abordou os temas: Perfil dos Usuários de CAPS, Critérios de Estratificação/ Matriciamento e Urgência em Saúde Mental, de quem é a responsabilidade?
Willianvaldo Francisco Rosa, Coordenador do CAPS I do município de Itaobim falou sobre a Vivência e Funcionamento de um CAPS I. Marcos Roberto Pereira, Coordenador do CAPS AD do município de Itaobim falou sobre a Vivência e Funcionamento de um CAPS AD. E em seguida a Coordenadora do CAPS I, Jaciara Rodrigues Batista, também do município de Itaobim, falou sobre Vivência e Funcionamento de um CAPS I. O Administrador do Hospital Vale do Jequitinhonha do município de Itaobim, Artur Pereira Santana, fechou o ciclo de palestras falando sobre a Implantação e Funcionamento de Leitos de Retaguarda para Saúde Mental.
Participaram do evento Coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Referências do Serviço de Consultório na Rua, Coordenadores da APS, Enfermeiros de PSF de cada município, Gestores dos Municípios que têm serviços de Saúde Mental Pactuado, Representantes dos Hospitais que têm Pactuações de leitos de retaguarda para Saúde Mental, representante da UPA, SAMU, SUSFácil, Corpo de Bombeiros, SRS de Governador Valadares, GRS de Pedra Azul e Superintendência Regional de Educação.
Autor: Lineu Cardoso