O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde Januária promoveu, nesta última quarta (07/02) e quinta-feira (08/02), reunião técnica com os coordenadores da Atenção Básica (ou Primária) à Saúde e referências técnicas do e-SUS dos 26 municípios sob a jurisdição regional do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com objetivo de oferecer apoio técnico e administrativo, o encontro foi planejado levando em consideração as demandas levantadas pelas novas equipes que assumiram a gestão do SUS nos municípios no início de janeiro. A programação da reunião contempla uma introdução inicial e a discussão de pontos importantes sobre o e-SUS/PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), bem como uma preparação das coordenações para a avaliação externa do 3° ciclo, prevista para abril.
De acordo com Flávia Malta, coordenadora do NAPRIS, momentos como esse são importantes no estreitamento das relações entre Unidades Regionais e municípios, para que as equipes recebam o apoio técnico necessário. “Nosso objetivo é orientar sobre o processo de certificação e desdobramentos das novas versões do e-SUS AB”, explica Leonardo Barros, referência técnica do NAPRIS na Regional de Januária.
Já a referência técnica do NAPRIS, Aline Mota, destacou a importância das questões que serão analisadas no momento da avaliação externa e que garantirão uma boa certificação para as equipes do município. O administrador do programa e-SUS, no município de Januária, Genilson Santos, enfatizou a importância de momentos como esse para troca de experiências, num amplo diálogo entre Estado e municípios.
“Promover esse apoio às referências técnicas dos municípios é a garantir que as informações vão chegar aos profissionais que atuam na Atenção Primária”, relata Juliana Gomes, coordenadora de programas da Atenção Básica de Urucuia.
Autor: Leonardo Barros