Regional de Valadares promove capacitação de tabagismo para municípios do Leste de Minas

Imagem

Nesta quarta-feira (03/02), profissionais de saúde dos municípios de Paulistas, São João Evangelista, São João do Manteninha e São José da Safira, na região Leste de Minas Gerais, participaram de uma capacitação sobre controle de tabagismo. Promovida pela Superintendência Regional de Saúde em Governador Valadares (SRS-GV), através do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), a capacitação envolveu médicos, enfermeiros e psicólogos desses municípios.

“Nosso objetivo é apoiar e orientar as equipes dos municípios que estão começando a implantar os grupos de tratamento do tabagismo, fornecendo informações quanto a abordagem e tratamento do fumante, farmacoterapia e outros procedimentos”, destacou a referência técnica em Tabagismo da SRS-GV, LudImila Menezes Gobbi.

O médico Gladstone de Paula Ramos do município de São José da Safira avaliou a capacitação como proveitosa. “As orientações foram muito importantes principalmente quanto a implantação dos grupos, desde a seleção dos pacientes que realmente querem parar de fumar até a abordagem dos mesmos durante o tratamento, que para ser bem sucedido, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar”, frisou o médico.

Tratamento contra tabagismo no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o tabagismo, sendo necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde. A SES-MG, em parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA) e municípios, oferece acompanhamento, monitoramento e capacitação para profissionais de saúde, medicamentos e material didático. O objetivo é apoiar os grupos de tabagismo e atendimento médico e psicológico oferecidos nos municípios pelo SUS. O tabagismo está associado ao desenvolvimento de câncer de boca, câncer de pulmão, doenças do coração, bronquite e enfisema, derrame cerebral e doenças infectocontagiosas, dentre elas a tuberculose.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima