Regional de Unaí realiza I Seminário Regional da Atenção Primária

Nesta quarta-feira (27/04), o núcleo de Atenção Primária à Saúde da Gerência Regional de Saúde de Unaí (GRS Unaí) promoveu o I Seminário Regional da Atenção Primária. Com o tema “Atenção Primária Fortalecida e Resolutiva soluciona até 85% dos problemas de saúde pública nos municípios”, o encontro teve por objetivo fortalecer a Atenção Primária a Saúde como porta de entrada e ordenadora do cuidado.

O evento foi coordenado pelas referências técnicas Maria Lenice Souto e Amanda Mares, e contou com a presença da equipe da GRS Unaí, bem como dos Gestores Municipais de Saúde, Coordenadores da Atenção Primária, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NASF e médicos. 

Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária, Maria Lenice Souto destacou a importância da realização do Seminário junto aos profissionais da Atenção Primária. “Tivemos a oportunidade de sensibilizar as equipes na utilização dos instrumentos para organização dos processos de trabalho e também de valorizar os profissionais com a oportunidade de eles apresentarem suas experiências exitosas e trocarem experiências com os municípios participantes”.

A enfermeira Amanda Mares ressaltou que a GRS Unaí apresenta hoje uma realidade de 100% de cobertura de Atenção Primária na maioria dos municípios. “Fortalecer esses serviços é fundamental para qualificar a assistência prestada e aumentar a resolutividade da Atenção Primária”, lembrou Amanda. 

O seminário contou com a presença da enfermeira Maria Rizoneide, doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo que, atualmente, atua como professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordena o Curso de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON/UFMG).

Autor: Jessika Caldeira Pereira

Rolar para cima