Regional de Unaí promove videoconferência sobre atenção básica à saúde

Crédito: Regional de Saúde de Unaí

A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde de Unaí promoveu uma videoconferência sobre a Atenção Básica à Saúde que teve a participação das referências da atenção básica à saúde dos municípios que compõem a região de saúde de Unaí. Durante a reunião, realizada na última quinta-feira (27/8), foram discutidos temas como: os indicadores da atenção básica; plano macrorregional de enfrentamento da Covid-19, mas, principalmente, a importância do cadastramento dos pacientes e também de ações estratégicas que visam à promoção à saúde no âmbito da atenção primária.

A coordenadora da Atenção à Saúde da Regional de Unaí, Amanda Mares Santos, pontuou com a referências a importância do cadastro e acompanhamento dos usuários da atenção básica, além de outros temas ligados ao cotidiano do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. “Com a pandemia da Covid-19, houve queda na procura pelos serviços básicos de saúde, por causa do receio das pessoas. Neste momento, em especial, temos que aumentar ainda mais as estratégias de promoção à saúde, visando à busca mais ativa do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, nós pontuamos algumas ações estratégicas para aumentar a resolutividade da atenção básica na região”, concluiu a coordenadora.

Estratégias pontuadas

– Realizar e/ou atualizar o cadastro dos usuários da área de abrangência das equipes de atenção básica durante os atendimentos nas Unidades Básicas de Atenção Primária à Saúde.
– Realizar e/ou atualizar o cadastro dos usuários durante os teleatendimentos, teleconsultas e telemonitoramentos.
– Realizar busca ativa e cadastrar os usuários durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
– Realizar e/ou atualizar o cadastro dos usuários durante atendimentos domiciliares realizados pelos demais profissionais das Unidades Básicas de Atenção Primária à Saúde.

Autor: Antônio Maria Ferreira

Rolar para cima