Na última sexta-feira (5/2), a Regional de Saúde de Unaí, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), promoveu uma videoconferência sobre a rotina da Vigilância Sanitária (VISA). Durante o encontro, a coordenadora do Nuvisa, Larissa de Castro Rafael, apresentou detalhes sobre a rotina da VISA para os novos profissionais de vigilância sanitária e ambiental dos 12 municípios que compõem a Regional de Unaí.
A coordenadora do Nuvisa, Larissa Rafael, enfatizou a importância da VISA na promoção da saúde pública: “É importante frisar que a Vigilância Sanitária se constitui em ações coordenadas objetivando a eliminação e a prevenção de riscos e agravos à saúde da população. É, também, no âmbito da VISA que podemos fazer intervenções nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente; da produção e da circulação de bens de consumo e da prestação de serviços de interesse da saúde”, afirmou.
Ainda de acordo com a coordenadora, com a descentralização das ações da VISA; os municípios têm um papel fundamental na promoção da Vigilância em Saúde. “Após as eleições municipais do ano passado, houve mudanças no quadro de colaboradores das coordenações da Vigilância Sanitária nos munícipios que compõem a Regional de Unaí. Por isso, a equipe técnica do Nuvisa considerou importante iniciar um alinhamento com os novos profissionais, enfatizando, sobretudo, a rotina da VISA. Assim, nesse primeiro momento, abordamos temas como: as resoluções de recursos financeiros para investimento na vigilância sanitária; os registros de dados nos sistemas e plataformas on-line. Pontuamos também as atividades de rotina da VISA”, explicou Larissa Rafael.
Autor: Antônio Maria Ferreira