Nesta sexta-feira (10/06), a Gerência Regional de Saúde de Unaí, através do Núcleo de Atenção Primária e Humanização, promoveu a Oficina de Humanização, voltada para Dentistas, Técnicos em Higiene Dental e Auxiliares.
Um principal ponto abordado na oficina é o acolhimento na porta de entrada da Atenção Primária. Vale lembrar que entre importantes movimentos que fazem parte do Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003, busca justamente pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.
“Para humanizar a Atenção Primária à Saúde é preciso sensibilidade e compromisso ético em todos os âmbitos da rede e na organização dos serviços para acolher os usuários e cuidar de sua saúde, promovendo o bem estar e seguridade da população”, salientou Maria Lenice Costa, Coordenadora da Atenção Primária.
Para Carlos Arantes Filho, Referencia Técnica em Humanização da Regional de Saúde de Unaí, “a humanização da Atenção Primária requer o redirecionamento da prática clínica e do equacionamento ético dos profissionais, no sentido da valorização dos usuários, profissionais e gestores”.
Autor: Jessika Caldeira