Nesta terça-feira (26/11), o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Unaí, em parceria com Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (Factu), participou de uma ação sobre o uso racional de medicamentos. A ação é parte do calendário quinzenal do projeto Semeando Saúde, que visa a promoção da saúde dos idosos do bairro Bela Vista, em Unaí. Na ocasião, estudantes do curso de Enfermagem, moradores do bairro e a referência em Farmácia da Regional de Unaí compartilharam suas experiências e esclareceram dúvidas sobre o uso de medicamentos.
Para o coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Unaí, Robson Regis Rezende da Silva, essas ocasiões são benéficas para esclarecer o quanto é importante o uso racional de medicamentos. “Devemos pensar em medicamentos de forma mais segura, alertando as pessoas sobre os danos e riscos da automedicação. Às vezes, elas nem sabem que automedicação pode mascarar sintomas de doenças e retardar um tratamento mais adequado. Tive a oportunidade de conversar sobre o armazenamento de medicamentos, a importância de observar atentamente os horários da medicação e sempre buscar o atendimento médico para prescrevê-los. As pessoas que participaram da ação foram bem interativas, fizeram perguntas, contaram suas experiências com medicamento e isso demonstra a importância desse tipo de abordagem”, ressaltou o coordenador.
A enfermeira e professora do curso de Enfermagem da Factu, Renata Silveira Lúcio, frisou que o uso frequente de medicamentos pelos idosos atendidos no projeto Semeando Saúde aumenta a importância desse tipo de ação. “No projeto, nosso foco é o idoso e quase todos presentes na ação usam frequentemente medicamentos. Como vimos durante a conversa, nem todos fazem o uso correto de seus remédios. Por isso, é importante orientá-los sobre a importância do uso racional de medicamentos e essa abordagem mais pedagógica é bastante necessária”, afirmou Renata Lúcio.
Autor: Antonio Maria Ferreira