Técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) e da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizaram reunião, na última quarta-feira (12/8), com as referências de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Imunização dos municípios que compõem a região de saúde de Unaí. No encontro, foi discutido um conjunto de ações estratégicas para aumentar a cobertura vacinal na região.
De acordo com a referência em Imunização do Nuveast, Luciene Mota, o índice da cobertura vacinal nos municípios da região está abaixo do recomendado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). “É importante discutir sobre algumas estratégias no intuito de aumentar a cobertura vacinal para, assim, evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis na região”, pontuou.
Para a coordenadora da CAS, Amanda Mares Santos, as preocupações da Atenção à Saúde vão além da pandemia da Covid-19: “Neste momento, a população procura menos as unidades de saúde para demandas eletivas (espontâneas), por causa da pandemia. Além disso, alguns espaços, que antes eram utilizados para vacinação, foram desativados, como por exemplo, o Programa Saúde na Escola e algumas atividades coletivas com grupos prioritários, realizadas pelas equipes de atenção básica. Após diagnosticar essas dificuldades; reunimos com as equipes de atenção básica dos municípios para discutir algumas estratégias de vacinação, para que elas consigam melhorar as coberturas vacinais e, também, para que seja garantida a segurança da população que vai às unidades de saúde para a vacinação, evitando o fluxo cruzado entre os indivíduos que procuram as unidades básicas para demandas relacionadas à Covid-19 e aqueles que vão em busca das imunizações de rotina “, avaliou.
Ações estratégicas recomendadas
– Manutenção das salas de vacinação abertas durante todo período do funcionamento das unidades de saúde.
– Estratégias de vacinação diferenciadas para população vulnerável e da área rural.
– Busca ativa e estratégias comunitárias de vacinação.
– Orientar a população sobre a atualização do calendário vacinal, por meio de mídias sociais, anúncios e outros veículos de comunicação.
Autor: Antônio Maria Ferreira