O superintendente regional de saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, e o coordenador de gestão regional, José Antônio Isidoro, participaram nesta quinta-feira (28/04), do Seminário de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, que aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba.
O evento, organizado pela Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE) contou com fala do superintendente sobre a organização da saúde no território Triângulo Sul. Cobertura de atenção primária à saúde, média e alta complexidades, transporte sanitário, política estadual hospitalar, número de leitos e os incentivos do PróHosp na região, em 2015, foram abordados.
Segundo Ivan, “é essencial priorizar o cuidado preventivo, para evitar o curativo. Além disso, é preciso resolver os vazios assistenciais, principalmente da média complexidade e trabalhar com os profissionais, a seriedade e a adequada capacitação na hora de preencher o sistema SusFácil, que regula os leitos disponíveis para internação dos pacientes” conclui.
Esdras Daniel Pereira, representante do Ministério da Saúde, do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, falou sobre a importância de se reconhecer as iniquidades para ampliação do acesso. Ele apresentou as iniciativas Ministeriais para assistência adequada e inclusão de públicos historicamente excluídos das políticas de saúde, como população de rua, povos ciganos, população LGBT, populações do campo e das florestas, entre outros. “Não promovemos acesso, e sim a ideia de igualdade no exercício do direito”, afirma Pereira.
O coordenador de gestão da SRS Uberaba, José Antônio Isidoro, ressaltou a importância da fala do representante do ministério sobre os movimentos até então excluídos das políticas de saúde. “Grupos discriminados socialmente, estão sendo resgatados para a construção coletiva de políticas públicas e o controle social e estão recebendo o cuidado adequado às suas especificidades. Isso é muito importante”.
O evento também contou a participação da promotora de justiça da saúde, Cláudia Alfredo Marques de Carvalho, a presidente do COSEMS Regional, Ana Maria de Oliveira Bernardes, o presidente da AMVALE, Ademir Ferreira Mello, o vice-presidente da Associação Mineira de Municípios, Rui Gomes, o secretário adjunto de saúde de Uberaba, Evaldo José Espíndula, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, Beatriz Ferreira, o coordenador de saúde mental da SMS Uberaba, Sérgio Marçal, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Uberaba, Roberto Oliveira, entre outros trabalhadores e movimentos sociais organizados.
Autor: Sara Braga