A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba vem participando das conferências de saúde realizadas por seus municípios, sendo a última delas, a XI Conferência Municipal de Saúde de Ibiá, com o tema “Nossa Saúde em Primeiro Lugar”. A conferência, realizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, ocorreu na quinta-feira (28/8), no Clube Pemarc, com a presença de trabalhadores da saúde, representantes da gestão municipal e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A palestra magna, ministrada pela superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, destacou a importância da regionalização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para garantir o acesso integral da população aos serviços de saúde. Ana Maria ressaltou que a atenção primária deve ser a ordenadora do cuidado, assegurando a prevenção, o acompanhamento de doenças crônicas e a promoção de hábitos saudáveis. Segundo ela, uma unidade de saúde deve ser “como uma casa de vó, onde somos acolhidos, cuidados, e nos sentimos à vontade para pedir ajuda, mas também somos orientados e recebemos os limites necessários”.
A apresentação também contemplou exemplos de práticas inovadoras, como a utilização do Telessaúde, em parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que tem ampliado a resolutividade da atenção especializada por meio de teleconsultorias e teleducação. Segundo a superintendente, a inovação tecnológica e a gestão compartilhada fortalecem a eficiência dos serviços e reduzem custos, deslocamentos e desigualdades no acesso. “Investir em saúde é investir em qualidade de vida, em produtividade e resiliência social. Isso reafirma nosso compromisso de transformar a saúde em prioridade estratégica para o desenvolvimento local”, disse a superintendente.
Ao longo da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater propostas e diretrizes para a saúde municipal, que serão encaminhadas para as conferências estadual e nacional de saúde. As discussões tiveram como objetivo identificar as prioridades locais e construir estratégias para lidar com as demandas da população, reforçando o compromisso de colocar a saúde em primeiro lugar. O encontro encerrou com a apresentação das propostas elaboradas e aprovadas pelos grupos, reafirmando a participação popular no processo de construção das políticas de saúde.
Aline Maria de Freitas Caixeta, secretária municipal de saúde de Ibiá, reafirmou a importância da realização da conferência para viabilizar a participação da comunidade, assim como dos trabalhadores, na construção do SUS municipal. Para ela, “a oportunidade de discutir as propostas em coletivo, foi essencial para planejar os próximos quatro anos de gestão, garantindo que tenhamos uma saúde com mais qualidade”.
Por Sara Braga
Fotos Sara Braga