Regional de Ubá visita Hospital do Câncer em Muriaé

Crédito: Keila Siqueira de Lima

Para acompanhar a assistência aos pacientes oncológicos e fomentar as melhorias no processo de regulação, os profissionais da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá estiveram em visita técnica à Fundação Cristiano Varella, de Muriaé, e em reunião com a Comissão de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no dia 9 de junho. A ação, que aproxima a GRS Ubá ao prestador de serviço e à SMS de Muriaé, busca atender às normas da Rede de Oncologia de Alta Complexidade no Estado, bem como o seu impacto no atendimento das demandas da população nos serviços habilitados.

Atualmente, o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Muriaé atende a 158 cidades, ofertando 170 leitos e uma média de 650 cirurgias por mês, como informou o gerente administrativo da FCV, José Alexandre, aos servidores da GRS Ubá.  “A Fundação Cristiano Varella não terceiriza nenhum serviço, atendendo aos pacientes acometidos de cânceres desde exames laboratoriais até quimioterapia e radioterapia. Durante a visita, pudemos conhecer as novas instalações, onde funcionarão o ambulatório e a unidade com sete leitos credenciados para transplante de medula, que é uma novidade. Na oportunidade, conversamos sobre a regulação dos pacientes, que é feita pela própria FCV, e que a SMS tem se posicionado com interesse de assumir essa função, inclusive formando a Comissão de Oncologia”, informou Marcela Azevedo, referência técnica em Oncologia da GRS Ubá.

“Esta visita foi muito válida para melhoria do processo de trabalho da nossa equipe. É um sistema muito grande, que atende inclusive cidades fora da área de abrangência da GRS Ubá, e buscamos trabalhar para que seja aprimorado o acesso dos pacientes que precisam desse serviço via SUS. Outro assunto que verificamos foi o impacto da pandemia no acesso tardio ao serviço, que era uma grande preocupação.  Estaremos outras vezes no território com intuito de auxiliar tanto a Fundação quanto a Secretaria Municipal para tornar o serviço cada dia melhor e de atendimento mais dinâmico”, ressaltou a coordenadora da Atenção à Saúde da GRS Ubá, Elis Regina Mattos, que também foi acompanhada pela coordenadora de Regulação da mesma unidade, Fabiana Érica de Souza, e pela servidora deste último setor, Solange Santos.

Autor: Keila Siqueira de Lima

Rolar para cima