Nos dias 26 e 27 de outubro, Ubá recebe capacitação em ações de eliminação da hanseníase em Minas Gerais. O evento é realizado na Casa de Saúde Padre Damião (FHEMIG), com divisões de conteúdos práticos e teóricos, e é promovido pelo núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Dermatologia Sanitária da Secretária de Estado da Saúde (CEDS/SES/MG), Gerência Regional de Saúde de Ubá e o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região.
O objetivo é capacitar as equipes de saúde para realizar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno da hanseníase; bem como abordar sobre ações de prevenção e tratamento de incapacidades físicas e vigilância de contatos, por meio da qualificação dos profissionais dos municípios considerados prioritários. Entre os profissionais envolvidos estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Os encontros presenciais começaram nesta segunda (26/10) e seguem até terça-feira. Haverá ainda continuidade online em plataforma do Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da UFMG. Estiveram presentes na abertura o Secretário Municipal de Saúde de Ubá, Cláudio Ponciano, e a diretora da Casa de Saúde Padre Damião, Mônica Espósito Vallone. Durante a parte prática, os profissionais poderão conhecer as instalações e métodos de trabalho da Casa de Saúde, referência no tratamento contra hanseníase.
Autor: Caroline Domingos