Regional de Ubá participa de 1º Seminário sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis de universidade

Foto: Felipe David Pereira - Núcleo de Comunicação UNIFAGOC

O conhecimento é o principal tratamento para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e é a melhor ferramenta para combater os preconceitos que cercam o tema. Para abordar esse assunto foi realizado o 1º Seminário sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis para alunos do 2º período do curso de Medicina do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) – Ubá, que ocorreu dia 22 de março. A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá esteve presente, representada por Priscila Teixeira, referência técnica do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais.

O seminário faz parte da disciplina de Atividade de Extensão em APS II, visando instruir os futuros profissionais médicos quanto à situação epidemiológica das ISTs nos cenários nacional, estadual e microrregional. “Possibilitamos aos alunos conhecerem como está estruturada a política de prevenção das ISTs, desde o nível estadual, passando pelo regional e como ela se estabelece na prática, por meio do SAE (Serviço de Atenção Especializada). E nada melhor que os responsáveis nos diversos cenários para falar para nós! Foi uma manhã de muito aprendizado para todos, tenho a certeza. E essa troca possibilita a todos um conhecimento mais prático sobre a temática”, comentou a professora responsável Fabiana Nascimento Lopes.

A parte que coube à referência técnica da GRS Ubá apresentar discutiu sobre saúde sexual e as ferramentas da Prevenção Combinada, que conjuga diferentes ações de prevenção às ISTs. “Falamos sobre os fluxogramas para diagnóstico de HIV e triagem para diagnóstico de sífilis, hepatites B e C focando no uso dos testes rápidos. Também foi exposto como se dá o encaminhamento dos usuários aos Serviços de Atenção Especializada (SAE). Nosso território conta com dois SAE, um em Ubá e outro em Muriaé. Além disso, foi apresentado aos alunos como está estruturado o serviço para atendimento de Profilaxia Pós Exposição ao HIV nas duas microrregiões que estão na área de abrangência da GRS Ubá”, disse Priscila Teixeira, citando que foram discutidas as estratégias para atenção integral às pessoas com IST e medidas de intervenção para evitar a transmissão vertical (da gestante para o bebê).

Também ministrou no seminário a Coordenadora do Programa Estadual de IST/HIV e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Mayara Cristina Marques de Almeida, com o tema “A situação da ISTs no Estado de Minas Gerais: aspectos epidemiológicos e desafios futuros”; e a farmacêutica responsável pelo setor de HIV/AIDS, SAE da Prefeitura Municipal de Ubá, Patrícia Jorge Gonçalves, com o tema “Serviço de Atenção Especializada (SAE): qual a sua atuação no controle e tratamento das ISTs?”.

Autor: Keila lima

Rolar para cima