Para auxiliar o setor administrativo da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Visconde do Rio Branco a gerenciar seus perfis em redes sociais, a Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá realizou uma capacitação sobre comunicação no dia 24 de setembro.
A Apac é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, que trabalha na execução da pena com foco na Justiça restaurativa, tendo a unidade de Visconde do Rio Branco menos de um ano de funcionamento. A capacitação teve por finalidade proporcionar conhecimentos básicos sobre postagens e interação nas mídias, com objetivo de divulgar a entidade e atrair novos voluntários.
A servidora da Assessoria de Comunicação Social da URS Ubá, Keila Lima, ministrou a capacitação, abordando as questões relacionadas à comunicação institucional e as peculiaridades determinadas pelas regras da Apac. “A instituição precisa se aproximar mais da comunidade, pois o trabalho de recuperação de pessoas necessita de voluntários para ser realizado. Pensando por este prisma, tivemos uma manhã dedicada à prática de gerir postagens para as duas plataformas que já utilizam, conferindo a linguagem apropriada para cada ferramenta que elas proporcionam, bem como as principais técnicas para se obter boas fotos feitas pelo celular e produção de textos”, relatou a jornalista.
Oito funcionários e recuperando participaram do treinamento, no intuito de formar um núcleo de comunicação que coopere a manter a periodicidade de postagens. “A capacitação é de extrema importância, pois podemos adquirir conhecimentos e a cada dia aprimorar as postagens em nossas redes sociais, por meio de textos para legendas e fotos para a publicação. E as servidoras foram essenciais para o nosso aprendizado, sempre solicitas a atender nossas demandas”, contou Maria Júlia Lima, do setor administrativo da Apac.
“Agradeço a disponibilidade e generosidade que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da URS Ubá, demonstrou em fazer uma capacitação para os colaboradores da Apac-VRB. É muito bom saber que ainda existem pessoas generosas, e todos que participaram ficaram encantados com o conteúdo compartilhado”, disse Rosângela Barreto, presidente da Apac-VRB.
A ação se integra aos serviços relacionados à referência técnica sobre população privada de liberdade, sob a responsabilidade da assistente social da URS Ubá, Natália Almeida. “Aproveitamos a oportunidade para conhecermos a Apac, que tem menos de um ano de instalação em VRB, e para conversarmos sobre a possibilidade de implantarmos uma equipe de saúde dentro da Apac, pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional (PNAISP).
Eles se interessaram pela proposta e estamos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para adesão”, explicou Natália. “Estamos cada vez mais próximos dos dispositivos dos nossos territórios, apoiando suas iniciativas e propondo inovações que fortaleçam a rede de saúde da nossa região”, disse o diretor da URS Ubá, Franklin Leandro Neto.
Autor: Gerência Regional de Saúde de Ubá