Profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Teófilo Otoni participam, nesta terça e quarta-feira (26 e 27/04), do Curso de Sensibilização do Método Canguru na Atenção Primária à Saúde. Promovido pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS Teófilo Otoni), o encontro objetiva qualificar os profissionais da Atenção Básica de Teófilo Otoni no acompanhamento de bebês prematuros egressos de internação hospitalar.
Adriana Agostini, referência técnica do Núcleo de Atenção Primária da SRS Teófilo Otoni, destacou a importância da capacitação: “essa ação está de acordo com a Política Nacional de Assistência Integral à criança e que colabora para a redução da morbimortalidade dos recém-nascidos prematuros, melhorando a qualidade da assistência compartilhada a esses bebês, pela Maternidade de Alto Risco, Centro de Referencia de Especialidades e Estratégia de Saúde da Família”, ressaltou Adriana.
O Método
O Método Canguru é um modelo de assistência que tem início na gravidez de risco e segue até o recém-nascido atingir 2.500 gramas. O Método Canguru abrange pré-natal, internação materna, parto e nascimento, internação do recém-nascido e retorno para casa. Envolve cuidado humanizado, contato pele a pele entre o recém-nascido e seus pais, controle ambiental, redução da dor, cuidado com a família e suporte da equipe de saúde. Portanto, é necessário que os hospitais e equipes de saúde da família estejam devidamente equipados de acordo com a política de atenção humanizada ao recém-nascido para realizarem todo acompanhamento necessário ao recém-nascido pré-termo de baixo peso (RNPT). Dentre as ações mais importantes é necessário destacar que a equipe de saúde da família terá papel primordial no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança através da puericultura sistematizada de acordo com as regras do Ministério da Saúde.
Autor: Lineu Cardoso