Com o objetivo de capacitar os agentes de endemias na padronização dos trabalhos de UBV Portátil, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni vem realizando, desde o dia 4 de maio, uma atualização sobre controle vetorial com foco no bloqueio de transmissão. A capacitação envolve os 32 municípios da Regional e tem em seu escopo temas como atualização vetorial, noções básicas de mecânica, prática do uso dos equipamentos motorizados costais e preenchimento de formulários referentes ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), relativos ao uso de UBV Portátil.
O treinamento tem como monitores os técnicos Augusto Bernardo do Monte, Carlos Alberto de Carvalho e Rogério de Paula Borges e conta também com a participação dos supervisores de cada micro área. Para o agente de endemias do município de Poté, Joel Aparecido da Costa, é de suma importância passar por capacitações como essa e propor novas metas de trabalho. “Estamos aprendendo a fazer o trabalho de forma correta, uma vez que a maior dificuldade que temos hoje nos municípios é com relação à capacitação dos nossos agentes”, ressaltou.
A referência em UBV da SRS Teófilo Otoni, Carlos Alberto de Carvalho, reforça que a participação de todos está sendo satisfatória, pelo interesse em aprender as partes teóricas e técnicas do manejo mecânico e químico para eliminação de criadouros do vetor. “Todos os presentes, por unanimidade, concordaram que se fazia necessária essa atualização, sendo bastante focada a necessidade de se fazer sempre um “pente fino” antes da aplicação de inseticidas com UBV portátil, conforme prioriza o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD)”, finalizou.
Autor: Lineu Cardoso