Crianças, jovens e adultos puderam se vacinar contra a gripe (influenza) no sábado (10/5) nas unidades de saúde de 25 municípios do território da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas. Na cidade de Sete Lagoas, além dos postos de saúde, a vacinação também contou com o reforço de duas unidades do vacimóvel no Terminal Urbano localizado no centro da cidade e no bairro Bougaville I. O vacimóvel é um veículo adaptado para ser uma sala de vacina itinerante.
Os municípios de Papagaios, Capim Branco, Pompéu, Inhaúma, Biquinhas, Presidente Juscelino, Augusto de Lima, Felixlândia, Monjolos, Jequitibá, Funilândia, Santo Hipólito, Capim Branco, Paraopeba, Abaeté, Araçaí, Corinto, Cedro do Abaeté, Morro da Garça, Quartel Geral, Sete Lagoas, Caetanópolis, Santana de Pirapama, Prudente de Morais e Maravilhas se juntaram às outras centenas de municípios em Minas Gerais e em todo o Brasil na Mobilização Nacional de Vacinação com o objetivo de intensificar a cobertura vacinal no estado e no país.
Na área da SRS Sete Lagoas, o objetivo é que sejam vacinadas até o final da campanha (que termina em 31/6), 171.293 pessoas do público principal da campanha, que envolve crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional e idosos com 60 anos ou mais. Contudo, nesse estágio da campanha qualquer pessoa pode se vacinar, já que a vacinação contra influenza foi aberta a toda população acima de 6 meses de vida, como lembra a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS, Silmeyri Angélica Teixeira.

Para a coordenadora, a vacinação ampliada é “uma excelente oportunidade para prevenção de casos graves, internações e óbitos por gripe”. “Por isso eu reforço que as pessoas procurem a unidade de saúde que tenha sala de vacina, geralmente divulgado pelas secretarias municipais de saúde em várias mídias, e levem o cartão de vacina, caso o tenham. Se não tiver o cartão em mãos, vá mesmo assim”, ressalta Teixeira.
Vacinação nas Escolas
Além da vacinação nas unidades de Saúde, 115 escolas dos 35 municípios da área de atuação da SRS Sete Lagoas também estão recebendo as equipes de vacinação, com o objetivo de atingir a cobertura vacinal contra a gripe (influenza). Para a referência técnica do Programa Saúde na Escola da SRS Sete Lagoas, Daiane Caires Souza Martins, “a vacinação nas escolas é uma ação bastante estratégica para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Ela tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais, reduzir o aparecimento de doenças imunopreviníveis e divulgar informações para conscientizar toda comunidade escolar de que as vacinas são importantes e seguras”.
Por Nayara Souza / Fotos: Prefeituras de Papagaios e de Sete Lagoas