Regional de Saúde Sete Lagoas recebe projeto piloto de avaliação do Valora Minas

Visita iniciou-se no Hospital São Vicente de Paulo e na UPA, em Abaeté - Foto: ASCOM SRS-Sete Lagoas

Em uma primeira fase de monitoramentos do Valora Minas – programa do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) – que objetiva qualificar a assistência em saúde e otimizar a ampliação dos recursos nas unidades que atendem a população mineira, foram realizadas visitas a cinco unidades de saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas. A ação foi desenvolvida como projeto piloto de elaboração e aplicação dos instrumentos de monitoramento que pretendem garantir a utilização efetiva dos R$ 23.449.487,46 em recursos destinados à região.

Desde 18 de abril a equipe da SRS Sete Lagoas tem realizado visitas, em conjunto com as referências técnicas do nível central da SES-MG, às unidades de saúde. A UPA 24 Horas do município de Abaeté, na região central do estado, considerada um ponto de atenção de atendimento de urgência na localidade e o Hospital São Vicente de Paulo de Abaeté, foram as primeiras a receber as vistorias. Na terça-feira, 19 de abril, foram visitados o Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato, o Hospital Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas e o SAMU municipal de Sete Lagoas, que está em processo de transformação em SAMU Regional.

 “Como hospital que participa do Valora Minas, o Hospital São Vicente de Paulo foi escolhido como um dos primeiros a serem visitados na região”, explicou a coordenadora de Assistência à Saúde da  SRS Sete Lagoas, Carla Ludmila Patente, ao ressaltar que “essas visitas têm caráter educativo e de monitoramento para verificar a assistência ofertada e o cumprimento das normativas”, ou seja, de verificar que os recursos destinados aos municípios impliquem em melhoria de atendimento à população.

Equipe avalia as instalações da UPA Dr. Juvenal Pena, em Sete Lagoas - Foto: ASCOM SRS-Sete Lagoas

Durante o processo de elaboração e testes das ferramentas de monitoramento, todos os estabelecimentos de Saúde que recebem recursos do Valora Minas na região de Sete Lagoas tiveram que responder a um formulário prévio que orientou a escolha da ordem das unidades a serem visitadas. Na região, o Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato e o Hospital Nossa Senhora das Graças, no município de Sete Lagoas; o Hospital Imaculada Conceição e o Hospital Santo Antônio, no município de Curvelo; o Hospital Dr. Pacífico Mascarenhas, no município de Caetanópolis, o Hospital São Francisco na cidade de Três Marias, o Hospital Casa de Caridade São Sebastião em Morada Nova de Minas, a Santa Casa de Misericórdia de Pompéu e  o Hospital São Vicente de Paulo de Abaeté estão sendo atendidos pelo programa Estadual. 

Os recursos financeiros serão gastos seguindo as demandas apresentadas pelos hospitais e pelos municípios que estão em processo de aprovação pela coordenação Estadual conforme o que tem sido levantado nessa primeira fase, que segue em continuidade. “O hospital tendo leitos de transição, como é o caso do São Vicente de Paulo de Abaeté,  ele ajuda os hospitais Valor em Saúde, que normalmente os recebe em cirurgias e atendimentos mais complexos a liberar vaga e assim ter a possibilidade de receber pacientes”, observou ainda Patente. São considerados hospitais Valor em Saúde aqueles que contribuem para a resolubilidade dos territórios e são incentivados a continuar com seu papel assistencial, produzir ações e serviços de saúde para a população e melhorar a qualidade dos serviços prestados. 

O superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, que também esteve presente às visitas, observou ser indispensável esse acompanhamento, cujo papel é identificar possíveis pontos críticos e propor soluções. “As visitas têm possibilitado à equipe da SRS Sete Lagoas conhecer melhor a estrutura física, equipes, fluxos assistenciais e melhorias planejadas e já executadas pelas instituições visitadas. Já para os estabelecimentos,  permite uma troca de experiência entre as equipes e a melhoria do entendimento das políticas públicas como norteadoras das ações e serviços de média e alta complexidade”,  resumiu Teixeira. 

Neste ano, estão previstas visitas, no mês de maio, ao Hospital de Morada Nova de Minas, à Santa Casa de Pompéu e ao Hospital de Três Marias e, no mês de Julho, aos dois hospitais de Curvelo: Hospital Imaculada Conceição e Hospital Santo Antônio.

Autor: Nayara Souza

Rolar para cima