A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou ontem (15/10) reunião técnica de alinhamento com os 35 municípios da jurisdição de saúde. O objetivo do encontro foi debater os problemas enfrentados pelos municípios na gestão do Programa de Controle da Tuberculose, as mudanças no preenchimento da ficha do SINAN e o novo fluxo do diagnóstico da doença.
A reunião foi coordenada pela farmacêutica e referência técnica em tuberculose, Miriane dos Santos e pela Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS de Coronel Fabriciano, Cássia Soares.
Durante o trabalho foram abordados pontos do manual de recomendações do ‘Programa Nacional de Controle de Tuberculose’, e nos grupos foram discutidos: o tratamento diretamente observado, tabagismo, a busca ativa de possíveis casos; a tuberculose multirresistente, gestão do programa dentro do município, bem como organização do fluxo de diagnóstico e assistência ao paciente com tuberculose.
A farmacêutica e referência técnica em tuberculose, Miriane dos Santos, informou sobre as fases do tratamento da tuberculose e o novo tipo de fármaco utilizado, e a inserção do medicamento etambultol como 4º medicamento no tratamento da tuberculose.
Autor: Flávio Samuel