Regional de Saúde de Valadares discute atenção primária

Imagem

A Superintendência Regional de Saúde em Governador Valadares (SRS-GV), através do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), promoveu na quarta-feira (22/07), uma reunião com os coordenadores de Atenção Primária dos 51 municípios que fazem parte da regional. O objetivo do evento foi integrar o NAPRIS com os municípios, alinhando os conceitos e apresentando a proposta de trabalho da nova gestão.

“Com a nova administração da SRS-GV e do NAPRIS, o encontro foi uma oportunidade de aproximação para conhecermos pessoalmente os coordenadores municipais e também de escuta das dificuldades enfrentadas por eles e suas equipes na implementação das políticas de atenção primária”, salientou a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Cristian Kelly Costa Santos.

Na abertura do evento, o Superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva, destacou a importância da Atenção Primária para o Estado e a necessidade do comprometimento dos profissionais na melhoria da saúde pública junto à população. ” O secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos já enfatizou que a Atenção Primária tem de ser fortalecida e ser o eixo norteador da saúde pública no Estado. Aqui na SRS-GV temos feito, desde o primeiro instante, um movimento neste sentido, com a reestruturação e reorganização do NAPRIS para que o núcleo dê um salto de qualidade e interação com os municípios e que seja menos cartorial e realmente um apoio técnico e de suporte nas ações municipais de saúde. Para isso, é necessário também que vocês, coordenadores municipais, tenham além da formação, o comprometimento, a coragem e a criatividade para o desenvolvimento das atividades nos municípios, gerando mais impacto e presença da atenção primária na vida das pessoas”, frisou.

A enfermeira e coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município de Galileia, Carla Aparecida Silva de Carvalho, parabenizou à SRS-GV pela promoção do evento. “Achei muito válida esta reunião e não tinha visto até hoje um encontro reunindo os coordenadores municipais  com  esse objetivo de aproximação com os municípios. Nosso trabalho na ponta do sistema é muito pesado, já que tudo passa pela Atenção Primária. Eu vou embora daqui sabendo que poderei contar com o apoio, a atenção e o suporte do NAPRIS da SRS-GV”, comentou.

No encontro também foram abordados temas como o e-SUS, Programação das Ações da Semana do Aleitamento Materno e foram compartilhados espaços na programação para a apresentação sobre “Conceitos básicos, diagnóstico e formas de tratamento da Hanseníase na Atenção Básica (PSF), pela enfermeira Marizilda de Assis Souza, do Núcleo de Epidemiologia, e para a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Tássia Maiara Rocha Santos, que explanou sobre o pedido de medicamento para tratamento da Hanseníase.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima