Regional de Saúde de Varginha promove reunião técnica sobre Saúde Mental

Crédito: Tânia Corrêa

A Regional de Saúde de Varginha promoveu, nos dias 11 e 12 de abril, no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, reuniões que tiveram como temática central a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Com o objetivo de discuti sobre os leitos de Saúde Mental em Hospital Geral, que são componentes da Rede de Atenção Psicossocial, o evento contou com representantes das instituições hospitalares dos municípios jurisdicionados à Superintendência.

A reunião, coordenada por Maria de Lourdes Orozimbo e Poliana Pereira, referências técnicas em Saúde Mental na SRS Varginha, contou com a presença de Marta Elizabeth de Souza, coordenadora estadual de Saúde Mental (SES-MG), que enfatizou, em sua apresentação, o “Sentido e significado dos leitos de Saúde nos Hospitais Gerais”. Durante a sua apresentação, Marta destacou a importância dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com o intuito de “oferecer melhor assistência aos pacientes e dialogar com a sociedade de forma a aprimorar a convivência com estas pessoas”.

Um mapa com os serviços hospitalares de referência em Saúde Mental foi apresentado aos participantes de forma regionalizada, apontando as particularidades de cada região de saúde, no que tange à assistência hospitalar em Saúde Mental. A partir disso, os presentes embasaram as discussões em torno do fortalecimento da Rede, compartilhando as experiências de cada município e buscando caminhos para a estruturação do serviço na região. Foi apresentada, pela Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, localizada no município de Três Pontas, uma experiência exitosa no atendimento a pacientes que necessitam dos leitos de Saúde Mental.

No dia 12 (quarta-feira), gestores de saúde e referências técnicas em Saúde Mental dos municípios foram os convidados para a 3ª reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental/SRS Varginha. A coordenadora estadual de Saúde Mental, Marta Elizabeth, esteve novamente presente, explanando, em sua apresentação, os componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além das principais diretrizes da RAPS e as portarias de financiamento da mesma.

Poliana Pereira apresentou o novo indicador do Pacto Interfederativo, que trata do matriciamento com as Equipes de Atenção Básica, alertando para a importância do correto lançamento do procedimento no Sistema de Informação Ambulatorial do SUS.

Para a referências técnica em Saúde Mental na SRS Varginha, Maria de Lourdes, o “objetivo central dos encontros da semana sobre Saúde Mental é a estruturação da Rede na região, através da ampliação do número de componentes ativos, o que gera como resultado uma assistência ao paciente mais completa e organizada”.

 

Autor: Tânia Corrêa

Rolar para cima