Em virtude do momento vivenciado em decorrência do Covid-19, a Regional de Saúde de Varginha promoveu, nesta terça-feira, 17/03, uma reunião extraordinária sobre o COVID – 19. Para tal, foi solicitado que cada município enviasse um representante-referência. A indicação para que fosse somente um representante se fez necessária para que fosse evitada aglomeração.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Varginha, Monique Borsato, orientou os representantes municipais presentes no evento acerca de questões operacionais, como fluxo de notificação de casos suspeitos, preenchimento do formulário online no FormSusCap e sobre os procedimentos de coleta de amostras aspirada de nasofaringe e Swab combinado. O armazenamento, acondicionamento e envio das amostras também foi bastante demonstrado e reforçado.
Luiz Carlos Coelho, médico infectologista, esteve presente para esclarecimentos e orientações sobre o momento, fazendo um trabalho de conscientização com os profissionais presentes e detalhando questões técnicas como período de incubação, transmissibilidade, medidas a serem tomadas pelas Unidades Federadas, dentre outras orientações. “É um momento de nos conscientizarmos e unirmos forças para combater o aumento do número de casos, para isso, é importante este alinhamento”, afirmou.
Sobre a Influenza 2020, Renata Siqueira, referência do Programa de Imunização da Regional de Varginha, realizou apresentação ressaltando pormenores da campanha, como período (23 de março a 22 de maio de 2020), objetivo e meta de cobertura de 90% de cada um dos grupos prioritários, bem como esquema de vacinação, via de administração, eficácia, precauções e demais orientações aos técnicos presentes.
Autor: Tânia Corrêa