Durante o encontro, também foi abordado o tema “Investigação de Óbitos Maternos, Fetais e Infantis”, apresentado pela Referência do Núcleo de Gestão Regional da Regional de Saúde de Varginha, Mabelle Nogueira. A Referência técnica explicou as funções dos comitês municipais e detalhou o formulário para investigação dos óbitos. De acordo com Mabelle “é fundamental o trabalho em equipe para o bom desenvolvimento das atividades”.
Taís de Lima, técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da regional, abordou as investigações de outros óbitos que são preconizadas na legislação vigente. Já Monique Borsato, Coordenadora do NUVEAST da Regional de Saúde de Varginha, realizou apresentação acerca da Política Estadual de Vigilância em Saúde para 2017, abordando os indicadores.
Ela ressaltou que “a política propõe mudanças que se enquadram no atual perfil de gestão”, e apresentou os objetivos principais que estruturam a política, como o fortalecimento do planejamento, gestão e execução de ações Estaduais e municipais, além do investimento na Estrutura Gestora, no planejamento participativo e na descentralização de ações de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas.
Autor: Tânia Corrêa