Regional de Saúde de Varginha promove Mostra de Vigilância em Saúde

Crédito: Tânia Corrêa

A Regional de Saúde de Varginha promoveu, nessa quarta-feira (27/11), a “ I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da SRS Varginha”, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UFA), Campus Varginha. A Mostra foi uma iniciativa do Núcleo de Vigilância da Regional e buscou dar visibilidade e socializar as experiências exitosas realizadas nos municípios, reconhecendo o trabalho desenvolvido por eles e visando a prevenção, o controle de doenças e o conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

Segundo a superintendente regional de Saúde de Varginha, Regina Siqueira, que realizou a abertura do evento, “é importante a realização eventos com este cunho, de valorização e reconhecimento de estratégias eficazes para a saúde pública nos municípios”, disse.

O evento contou com o apoio do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) Varginha, do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL/SAMU) e do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG). Estes parceiros ofertaram palestras aos técnicos municipais presentes sobre assuntos relevantes ao tema.

O apoiador do COSEMS Varginha, Eduardo Gonçalves, falou sobre os desafios e perspectivas no financiamento em Saúde, dando enfoque aos dois blocos de repasses: custeio de ação e serviços públicos e bloco de investimento. Já o diretor executivo do CISSUL/SAMU, Jovane Ernesto Constantini, ao abordar sobre o papel do SAMU na redução de óbitos em Minas Gerais, destacou os dados estatísticos do serviço, que reforçam a importância da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde. Dos dados apresentados, 66,9% dos acionamentos ao SAMU são motivados por doenças cardiovasculares, superando, inclusive, os chamados ocasionados por traumas.

Janaína Fonseca Almeida, da diretoria de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), esteve, ao lado de Farley Ribeiro, representando o COREN-MG, do qual são membros. Janaína realizou palestra acerca da atuação da enfermagem no manejo da Tuberculose.

Os municípios que inscreveram seus trabalhos dentro da temática de Vigilância em Saúde para apresentação na Mostra e foram selecionados por comissão avaliadora tiveram a oportunidade de, no período da tarde, apresentar suas experiências. Oito trabalhos foram selecionados. São eles: “Vigilância em Saúde e Universidade: esforços somados pela saúde da população” pelo município de Lavras; “Intensificação vacinal para implantação de coberturas: relato de experiência” pelo município de Boa Esperança; “Estratégia de Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde” pelo município de Passa Quatro; “Doutores da Saúde e da Alegria” pelo município de Seritinga; “Educação, Prevenção, Orientação: O mosquito não pode ser o foco” pelo município de Varginha; “Projeto Flor da Vida” pelo município de Três Pontas; “Vacinação Volante nos pontos de apoio nas áreas distantes de  Carmo de Minas” pelo município de Carmo de Minas; “Implantação do Alvará Sanitário municipal sob a perspectiva do risco sanitário e criação da taxa de serviços de Vigilância Sanitária” pelo município de Varginha.

Após as apresentações, foi aberto espaço para dúvidas, comentários e mesa redonda guiada pela referência temática de Vigilância em Saúde da SRS Varginha, Aline Ribeiro Soares. “A Mostra foi idealizada pensando em valorizar o trabalho de Vigilância em Saúde destes grandes profissionais que hoje estão aqui inspirando os colegas de outros municípios com suas experiências exitosas. Pretendemos realizar nova Mostra muito em breve com a finalidade de contemplar mais trabalhos e inspirar mais ações”, afirmou.

Autor: Tânia Corrêa

Rolar para cima