Regional de Saúde de Valadares promove reunião sobre a atuação dos médicos da Atenção Primária no enfrentamento da COVID-19

Coordenadores de Atenção Primária, médicos e gestores municipais dos 51 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Governador Valadares participaram nessa terça-feira (16/6) de uma reunião por videoconferência sobre o tema “Atuação dos médicos da Atenção Primária no enfrentamento da Covid-19”.

O encontro virtual, que teve a participação de 115 profissionais, foi coordenado pela chefe da equipe de Atenção Primária à Saúde da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) da Regional, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo e teve como convidados os médicos João Paulo Moreira Rigueira e Patrícia Ferraz Martins, ambos vinculados a Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Valadares e a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares.

“O objetivo da nossa reunião virtual foi falar sobre a atuação dos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento da Covid-19, abordando questões desde o cenário epidemiológico, passando pelo curso clínico e manejo clínico na APS, até os casos graves que são encaminhados para média e alta complexidade”, destaca Lidianny.

Durante a reunião, a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvige) da Regional de Governador Valadares, Luiz Patrício Neto, informou sobre os indicadores epidemiológicos e operacionais da pandemia da Covid-19 na macrorregião Leste, desde o mês de março. Segundo ele, está havendo um aumento expressivo de casos confirmados e de óbitos, sendo que os índices de transmissão da Covid-19 na região, apesar de estarem abaixo do Brasil, estão superiores aos apresentados pelo estado de Minas Gerais. Na Macro Leste, até o dia 13 de junho deste ano, são 26 municípios afetados, com 665 casos confirmados, o que representa um aumento de 22,5%. Além disso, a região registrou 32 óbitos, com índice de 4,6 óbitos por 100 mil habitantes.

Em seguida, o médico João Paulo Rigueira fez a apresentação sobre Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde, abordando temas como a história natural do coronavirus, transmissibilidade da doença, passos do manejo terapêutico, definições de casos, interpretação da propedêutica diagnóstica, estratificação da gravidade, atendimento, monitoramento dos casos leves, uso de testes rápidos, Vigilância Ativa e isolamento domiciliar.

Entre todas as informações e dados apresentados, Rodrigo Rigueira salientou que “o distanciamento social e isolamento de pessoas suspeitas e confirmadas com a doença é, no momento, o único controle efetivo da pandemia da Covid-19 e que a Atenção Primária tem um papel fundamental nesse processo”, disse.

O médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Tumiritinga, André Clementino Sanches Rabelo, enfatizou a relevância da reunião virtual para os profissionais da região Leste. “A videoconferência ministrada pelo médico João Paulo foi de grande importância para nós médicos da macrorregião de Governador Valadares, pois estabeleceu critérios importantes desde o diagnóstico, conduta, manejos e até transferências de pacientes, principalmente para os pequenos municípios do qual faço parte. Futuras reuniões virtuais como essa são essenciais para nós profissionais da saúde, já que os municípios devem estar alinhados frente às adversidades que estamos vivendo nesta pandemia”, finaliza.

Rolar para cima