A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizou, na última quinta-feira (12/03), uma reunião com representantes dos municípios da região para apresentar o fluxo de atendimento para vacinação contra a febre amarela em pessoas com histórico de alergia grave a ovo.
Participaram do encontro coordenadores de Vigilância Epidemiológica, da Atenção Primária à Saúde e representantes dos Núcleos de Vigilância Hospitalar dos municípios de Unaí e Paracatu.
O fluxo estabelece que pessoas com histórico de alergia grave a ovo — que apresentam maior risco de reações alérgicas à vacina — sejam encaminhadas para a imunização em ambiente hospitalar. A medida tem como objetivo garantir mais segurança durante o processo de vacinação, possibilitando assistência imediata em caso de eventuais reações.
Durante a reunião, foram apresentados os critérios de encaminhamento, os procedimentos de avaliação clínica e o acompanhamento dos pacientes, além da articulação entre os serviços da rede de saúde para assegurar um atendimento organizado e seguro.
De acordo com a referência técnica de imunização da GRS Unaí, Daniany de Oliveira Vale, a implantação do fluxo amplia o acesso à vacinação com segurança para esse público específico.
“A implementação desse fluxo representa um avanço para a saúde regional, pois garante que pessoas com alergia grave a ovo possam receber a vacina contra a febre amarela em um ambiente seguro e com suporte adequado”, destacou.
A iniciativa reforça a integração entre as áreas de vigilância e assistência à saúde, contribuindo para o fortalecimento das ações de prevenção e proteção da população contra a febre amarela.
Por: GRS Unaí
Foto: Divulgação GRS Unaí
