A Unidade Regional de Saúde de Uberlândia, realizou na última quarta-feira, 23/12, por meio da Coordenação da Atenção à Saúde (CAS), um workshop virtual com os técnicos municipais em saúde bucal para compartilhar os trabalhos realizados por Monte Carmelo e Estrela do Sul de telemonitoramento e teleorientação.
Com a pandemia, os dentistas tiveram que inovar para não interromper as ações educativas junto à população. “Sabemos o quanto cada equipe se esforçou para buscar a articulação intersetorial e a utilização das ferramentas digitais e de mídia para que o trabalho de prevenção e promoção continuassem”, disse Alinne Kálita Bernardes, referência técnica regional em saúde bucal.
Rositânia Chagas Melo, dentista da rede pública de Monte Carmelo, reforçou que as equipes trabalharam com os grupos prioritários de forma remota. “As orientações educativas foram direcionadas para os cuidados com as crianças, bebês, gestantes, diabéticos, portadores de necessidades especiais e usuários de próteses. Os vídeos foram publicados nas redes sociais, repassados para a Atenção Primária, para as pastorais da criança e para as secretarias estadual e municipal de educação. Também obtivemos o apoio da imprensa local com o reforço da saúde bucal preventiva”.
Em Estrela do Sul, o trabalho do consultório teve que ser adaptado para o planejamento, gravação de conteúdo e monitoramento das estratégias adotadas. “Para cada público temos que passar a mensagem na linguagem adequada, como os escolares, que englobam alunos de diferentes idades. O apoio dos familiares e responsáveis também foi indispensável para que a mensagem fosse melhor compreendida. Com a parceria dos Agentes Comunitários de Saúde conseguimos avaliar e adaptar os projetos voltados para a escovação adequada e prevenção de cáries”, observou a odontóloga Lara Resende Ramos.
Autor: Lilian Cunha