A fim de garantir a proteção e a correta assistência aos trabalhadores, foi realizada nesta quinta-feira (20/08), capacitação sobre Acidente de Trabalho Grave (ATG) e Fatal, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Frutal. Participaram referências técnicas em Saúde do Trabalhador dos 11 municípios da microrregião de Frutal/Iturama, além de equipe do hospital Frei Gabriel, de Frutal, referência no atendimento dos casos na microrregião.
De acordo com a referência em Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, Edinel Ávila, além de abordar a importância das notificações, também foi trabalhada a correta assistência ao trabalhador lesionado em casos de queimadura, luxação, entre outros tipos de acidentes. Ela salienta a importância em realizar essas ações, “já que o número de notificações de acidentes é bastante alto, muitas vezes até maior do que o registrado por outras doenças”.
Também ministraram a capacitação, o ortopedista José Plínio do Reis, o cirurgião plástico Gustavo Zahluth e a representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST de Araxá), Lourdes Auxiliadora Oliveira.
Participação em Pesquisa Científica
Ainda visando a proteção dos trabalhadores da região do pontal do Triângulo Mineiro, a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba apoiou a parceria firmada entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frutal e Comendador Gomes e a pesquisadora da FUNDACENTRO (Ministério do Trabalho e Emprego), Maria Cristina Gonzaga, para o desenvolvimento da Pesquisa: Proteção Física de membros superiores e inferiores para os trabalhadores que cultivam abacaxi. A formalização da parceria aconteceu no dia 18/08, na sede do Sindicato e vai subsidiar estudos ergonômicos de proteção a esses trabalhadores, que sofrem com exaustão, podendo ter câimbras, tremedeiras e até desmaios.
Autor: Sara Braga