Regional de Saúde de Uberaba capacita municípios para diagnóstico de sarampo

Crédito: Sara Braga

Devido à proximidade com o estado de São Paulo, onde há situação de surto para o Sarampo em algumas cidades, e considerando a grande circulação de pessoas deste estado em alguns municípios da Regional de Uberaba, foi realizado nesta segunda-feira (26/08), Treinamento em Coleta de Swab Combinado para diagnóstico de Sarampo, que aconteceu no Laboratório Macrorregional de Uberaba. A técnica consiste na coleta de secreções do nariz e da garganta. Participaram profissionais de Delta, Conceição das Alagoas, Fronteira, Itapagipe e Iturama.

O treinamento foi coordenado pela farmacêutica bioquímica, Janaína Lacerda, e a técnica laboratorista, Ivone Silva. Lacerda explica que o trabalho do laboratório é diagnosticar amostras de exames de casos suspeitos, auxiliando a vigilância epidemiológica no trabalho de investigação. Segundo ela, “o resultado dos exames confirma se o caso é negativo ou positivo para a doença, e se há algum tipo de vínculo entre as pessoas adoecidas”.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional de Uberaba, Denise Maciel, salienta que vem sendo realizado alinhamento juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e também com o Ministério da Saúde, através de videoconferências, devido ao fato de 11 estados do país já contarem com casos confirmados de Sarampo. O que preocupa, segundo ela, é que “nossa região tem 12 municípios que fazem divisa com o estado de São Paulo, dos quais 6 tem fluxo intenso de pessoas, e foram esses os convocados para o treinamento, neste primeiro momento”. Ela afirma ainda, que “ações de vigilância serão intensificadas, alertando para o aumento da cobertura vacinal nos 27 municípios da região. Além disso, foi emitida nota de alerta com orientação para vacinação preventiva em bebês de 06 a 11 meses de idade”.

A população de bebês a serem vacinados na região é de 4.961 crianças. A Regional de Uberaba tem estoque da vacina tríplice viral e está disponibilizando gradativamente aos municípios, mediante solicitação de população a vacinar. De acordo com o último informe epidemiológico, até a presente data, não foi registrado nenhum caso confirmado de Sarampo na região, sendo que os 17 casos notificados de doenças exantemáticas (Sarampo e Rubéola), foram descartados.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor: Sara Braga

Rolar para cima