O evento reuniu, nessa terça-feira (2/2), por meio videoconferência, o superintendente regional, Ivan José Santana Figueira; técnicos da Unidade; gestores municipais de saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/Regional Teófilo Otoni). Na ocasião, Ivan Figueira reforçou as orientações do Ministério da Saúde (MS) e do Governo de Minas relacionadas à operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19 nos municípios.
Em seguida, os membros da Assessoria de Governança da Regional apresentaram os instrumentos de gestão existentes, como as Conferências de Saúde, o Relatório Anual de Gestão, o Plano Municipal de Saúde entre outros. “Esses instrumentos são mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que é de responsabilidade da União, Estados e Municípios”, ressaltou a referência regional sobre Instrumentos de Gestão, Bruno Costa Serra.
A explicação e as diretrizes sobre o plano Minas Consciente, criado para orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado, foram elucidadas pela referência regional do programa, Leonardo Alves, aos novos gestores municipais de saúde.
Leonardo Alves apresentou o funcionamento, o sistema de protocolos e como o município deve proceder caso queira aderir ao plano. “É uma ferramenta que o Governo de Minas disponibiliza para os municípios para que haja um retorno das atividades com a adoção de protocolos sanitários, que garantam a segurança da população”, afirmou.
O que é CIB?
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação, entre o gestor estadual e os gestores municipais, dos aspectos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações acesse: https://www.saude.mg.gov.br/cib
Autor: Déborah Ramos Goecking