Regional de Saúde de Pouso Alegre realiza reunião sobre febre amarela

WhatsApp Image 2018-01-26 at 14.41.37

A Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu nesta quinta-feira, 25/01, a 1ª Reunião Técnica de Capacitação, Alinhamento e Atualização no Manejo Clínico da Febre Amarela. O encontro ocorreu no Auditório da PUC Minas, em Poços de Caldas, pela manhã, e à tarde no auditório do Campus Central da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. José Antônio Garcia Coutinho – UNIVAS, em Pouso Alegre. As reuniões contaram com a presença da superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Deise Aparecida dos Santos, e da infectologista do Hospital Eduardo de Menezes, de Belo Horizonte, Indiara Penido. Ao todo, aproximadamente 500 pessoas participaram dos eventos, entre médicos, enfermeiros e profissionais de saúde da Rede Assistencial, Ambulatorial, Hospitalar e Urgência e Emergência, da iniciativa pública e privada.

O objetivo principal foi sensibilizar os profissionais quanto a notificações de casos em humanos e às epizootias, e orientá-los sobre as ações de prevenção após essas notificações, além do manejo clínico adequado aos casos suspeitos da doença. A abertura do evento foi realizada pelo superintendente Regional de Saúde de Pouso Alegre, Luiz Augusto de Faria Cardoso, que discorreu sobre a importância de discutir de forma atualizada as principais diretrizes estaduais e deixar os profissionais de saúde preparados para uma assistência efetiva à população.

A superintendente Deise Aparecida dos Santos abordou o cenário da febre amarela no estado, as ações de vigilância quanto aos casos de epizootias e aos casos humanos, e a análise da cobertura vacinal regional e estadual. Logo após, a infectologista Indiara Penido explanou sobre a classificação do paciente suspeito e os cuidados no manejo clínico desses pacientes.

Para o superintendente Regional de Saúde, Luis Augusto de Faria Cardoso, a reunião foi uma oportunidade muito importante de capacitar e atualizar os médicos e enfermeiros que hoje estão nos pronto-atendimentos, nos hospitais e na atenção primária, principalmente no manejo clínico do paciente com suspeita de febre amarela. “Somando Poços de Caldas e Pouso Alegre, acreditamos que foram quase 500 profissionais capacitados. Eles serão multiplicadores, podendo levar informação a outros profissionais que estão na rede de assistência à saúde. O objetivo da Regional de Saúde de Pouso Alegre foi exatamente preparar esses profissionais para o cenário que estamos vivenciando, em que o número de casos suspeitos aumenta, apesar de não temos nenhum caso confirmado na região,” finalizou.

Autor: Cláudia Santos

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.