Regional de Saúde de Pouso Alegre promove Reunião Técnica sobre Vigilância Epidemiológica

Crédito: Otávio Coutinho

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Pouso Alegre realizou, nesta quinta-feira (1°/08), a segunda Reunião Técnica dos Coordenadores de Epidemiologia. O objetivo diz respeito à atualização, alinhamento técnico e esclarecimentos de dúvidas relacionadas a vários agravos de importância no cenário epidemiológico atual.

Entre os temas abordados, estão Vigilância do Sarampo, Paralisia Flácida Aguda (PFA), Vigilância da Raiva, Vigilância da Influenza, Tuberculose, Hanseníase e Hemovigilância. “Foi abordado na reunião questões relacionadas à Vigilância do Sarampo, com a apresentação do cenário atual no país e orientação quanto à intensificação vacinal nos municípios, devido à proximidade com estado de São Paulo. Foi discutido também o fluxo de detecção de casos, diagnóstico, além de ações de vigilância e prevenção”, destaca Irene Podeversek Reis, Referência Técnica Sarampo.

“A reunião técnica é importante para os Coordenadores Municipais de Epidemiologia, pois durante a mesma são apresentadas e discutidas várias pautas relacionadas aos agravos de interesse epidemiológico no cenário atual, com espaço para esclarecimento de dúvidas, troca de experiências , além de atualização de fluxos e protocolos que qualificarão as ações de vigilância epidemiológica nos municípios”, conclui Patrícia Coutinho Silva, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

O encontro foi organizado por Patrícia Coutinho Silva, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e contou com a participação de Referências Técnicas dos Programas e Agravos do Núcleo, além de 17 municípios.

Autor: Otávio Coutinho

Rolar para cima