Regional de Saúde de Ponte Nova divulga Informe Epidemiológico da Tuberculose referente às ações de 2019

Imagem

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde de Ponte Nova, por meio da referência técnica Dádiva Rodrigues, elaborou a 2ª edição do Informe Epidemiológico da Tuberculose. O material contém informações referentes aos indicadores de monitoramento e avalição das ações de controle da doença desenvolvidas durante o ano de 2019.

A Regional fechou o ano com um coeficiente de incidência de 18 casos/100 mil habitantes. Destacam-se como pontos positivos a ampliação da realização da testagem para HIV (88%) e o aumento da proporção de casos novos que realizaram o Tratamento Diretamente Observado (72%).

Dádiva ressaltou que a Tuberculose tem cura e que a Regional está empenhada em sensibilizar os municípios a trabalhar, de forma efetiva, a busca ativa dos sintomáticos respiratórios. “Além disso, buscamos realizar o acompanhamento adequado dos casos diagnosticados, a fim de alcançar as metas propostas no Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose”, ressaltou.

Segundo a referência técnica, a previsão é de que um novo boletim seja divulgado no segundo semestre deste ano.

Rolar para cima