A enfermeira e coordenadora do CEAE de Jequitinhonha, Teresa Cunha, apresentou ao público, os objetivos e os critérios de encaminhamento para o CEAE. “Na unidade atendemos a gestantes e crianças em risco, câncer de mama e de colo uterino, além de usuários com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica. Realizamos 17 tipos de exames, como, mamografias, ultrassonografias, teste ergométrico, entre outros. E contamos com especialistas na área de ginecologia, obstetrícia, mastologia, cardiologia, endocrinologia, psicologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, educador físico, nutricionista, neonatologia, pediatria, nefrologia, angiologia, oftalmologia, além de farmácia clínica e terapia ocupacional. Enfim, contamos com uma grande estrutura, e oferecemos esses serviços para os 25 municípios da região. É importante, portanto, que todos conheçam o que estamos ofertando e saibam em que casos podem encaminhar os usuários para o CEAE, de acordo com os critérios de encaminhamento”, explicou Teresa.
A enfermeira estomoterapeuta do CEAE, Ana Paula Prates, fez uma avaliação dos pés do diabético, para que as equipes de atenção primária consigam detectar a perda da sensibilidade protetora plantar, que constitui o fator determinante para o desenvolvimento de ulcerações e vulnerabilidade a traumas dos pés. “Com as avaliações dos pés dos usuários diabéticos, a atenção primária desenvolverá o papel de promover prevenção de complicações, com orientações sobre os cuidados com os pés e sobre auto cuidados que os usuários devem ter para que evitem mais complicações”, disse.
O diretor da regional de saúde Pedra Azul, Francisco Carvalho, destacou que o CEAE é um dos principais serviços de saúde da região. “Sabemos que os municípios precisam muito desses serviços. E, também, precisamos melhorar a nossa taxa de ocupação, fazendo que o serviço seja cada vez mais utilizado. Portanto, é importante apresentar esses serviços aos municípios e explicar como utilizá-lo, para que eles saibam em quais casos deve-se encaminhar cada usuário”.
Autor: Allan Campos