Regional de Saúde de Patos de Minas promove reunião com técnicos da Saúde Mental

Imagem

Na última terça-feira (01/08), o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas, realizou uma reunião com técnicos em Saúde Mental nos municípios da regional e representantes da instituição socioeducativa do município de Patos de Minas.

Como tema inicial da reunião, foi trabalhado a segunda fase da Ação Educativa da Criança e do Adolescente, que contempla cinco fases em sua totalidade.

Após essa primeira etapa, será realizado uma discussão a respeito das demandas da região de saúde, com o levantamento de proposições para subsidiar os municípios na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, no âmbito da Saúde Mental.

Em um segundo momento, tratou-se da formação do Colegiado Regional de Saúde Mental, que tem como principal objetivo fomentar as discussões de saúde mental na região de saúde.

Foram convidados a participar as referências técnicas de saúde mental ou, nos municípios onde não há essa referência, algum profissional que atue nesse setor, ou seja, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou na Atenção Primária.

Representantes dos serviços socioeducativos foram convidados, representando o ponto de atenção existente na atuação direta com o adolescente.

Créditos: Maryana Santos

De acordo com o técnico da Saúde Mental da Regional de Patos de Minas, Gilberto de Melo Dumont, a formação do colegiado trará grande benefícios para a regional. “Isso é importante porque a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ainda apresenta vazios assistenciais e esse colegiado é uma das ferramentas para levarmos essas demandas dessa rede para outros níveis, como, por exemplo, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) e dentro dos municípios também. Para assim chamar a atenção dos gestores para essas nossas necessidades”.

Para a gestora do município de Serra do Salitre, Andreia Fernandes da Silva Borges o comprometimento da equipe é fundamental para constituição do colegiado, devido sua importância no fortalecimento das redes. “Hoje foi falado muito sobre o colegiado que vem para estruturar a equipe de saúde mental aqui na região e como isso fortalecerá as redes, o que é um ganho muito grande para nós”.

Autor: Maryana Santos

Rolar para cima