Com o objetivo de fortalecer as Redes Regional e Municipais de Mobilização Social em Saúde, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu na quinta-feira, 16/10, uma oficina de mobilização social para a troca de experiências.
Segundo a superintendente da SRS Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, os encontros periódicos proporcionam a criação e aperfeiçoamento de estratégias para a prevenção à saúde. “Durante os debates, os relatos dos técnicos municipais servem de inspiração para outras localidades e aprimoram, a cada dia, os trabalhos desenvolvidos, impactando na qualidade de vida da população”, disse Castro.
A organização do fluxo de envio das ações executadas pelas equipes foi o tema da primeira mesa redonda composta pelos municípios de Carmo do Paranaíba, João Pinheiro e Patos de Minas; enquanto a segunda mesa abordou o planejamento e o monitoramento que a Secretaria de Saúde de Rio Paranaíba faz para a execução de recursos financeiros, inclusive de Resoluções Estaduais, voltados para a compra de bens e serviços. A troca de experiências finalizou com a apresentação de Vazante sobre o termo de uso de imagem dos pacientes para a divulgação das ações.
No período da tarde foi ministrado um mini curso de fotografia para celular com a parte teórica e prática, dentro da temática Outubro Rosa, potencializando e reforçando o recurso visual para agregar qualidade ao trabalho executado localmente pelas equipes municipais.
Por Lilian Cunha
Foto: Thalia Fernandes