Regional de Saúde de Patos de Minas promove capacitação sobre o Programa Agora Tem Especialistas

Com o objetivo de ampliar os procedimentos nas seis áreas das Ofertas de Cuidado Integrado (OCI) por meio do Programa Agora Tem Especialistas (PATE), que é uma das estratégias do Programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou uma capacitação na quarta-feira (27/8) para os secretários de saúde e coordenadores da Atenção Primária e Atenção Especializada municipais.

O PATE prevê que o paciente seja atendido, encaminhado para a realização do exame e faça o retorno com o especialista no prazo de sessenta dias (com exceção da oncologia) – sendo garantido o recurso federal para o financiamento dos serviços, podendo ser contratado prestadores privados.

Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, destacou que trata-se de um momento histórico do Sistema Único de Saúde (SUS), pois “não se trata apenas de financiamento, mas também de pensar na integralidade do cuidado ao paciente em todos os níveis de assistência”.

Com esta integralidade, o paciente não fica “perdido” em vários serviços de saúde, concluindo a etapa do cuidado ou da condução de agravos específicos de forma mais ágil e coordenada.

Participando do evento, o médico de Carmo do Paranaíba, Matheus Henrique Amaral de Deus, comentou que todas as experiências apresentadas mostraram os desafios e as oportunidades para o início e busca da expansão do Programa. “É uma mudança que deve envolver os profissionais de saúde, pacientes e prestadores neste cuidado integral”, disse o médico, que atua na interface da Atenção Primária com a Regulação.

No mesmo sentido, Marema de Deus Patrício, responsável pelo apoio descentralizado do Ministério da Saúde em Minas Gerais para o PATE, reforçou que existe a portaria e os recursos financeiros. “Os municípios precisam, neste momento, organizar os processos de fortalecimento da assistência, a organização das filas e a regulação no território”, concluiu.

Até o momento, apenas Patos de Minas e Carmo do Paranaíba estão executando o PATE, e espera-se que com a capacitação, mais municípios aptos a executar o Programa possam iniciar os atendimentos, aumentar a quantidade de procedimentos e áreas das OCI, bem como atender pacientes de outras cidades.

O evento também contou com a presença das equipes regionais de Unaí, Uberaba e Sete Lagoas. Além de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba, a capacitação teve momentos com as apresentações de experiências de Curvelo e Belo Horizonte.

Por Lilian Cunha

Foto: Lilian Cunha

Rolar para cima