Regional de Saúde de Patos de Minas oferece oficina sobre os programas do NAPRIS e PMAQ

Crédito: Maryana Lorrane dos Santos Pião

A Regional de Saúde de Patos de Minas realizou entre os dias 14 e 17 de fevereiro uma oficina de boas vindas aos coordenadores municipais da atuação básica, saúde bucal e referências do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento foi uma iniciativa do NASF e teve como objetivo destacar o papel da Atenção Primária na atenção à saúde. Participaram os 21 municípios jurisdicionados à SRS de Patos de Minas.

Para facilitar a transmissão de informação e colocar em prática as apresentações, os municípios foram divididos em dois grupos, sendo cada grupo atendido em dois dias de oficina. No primeiro dia de atividades os coordenadores de Atenção Básica e Gestores Municipais foram recepcionados e tiveram contato com os programas que compõem o NAPRIS. Já no segundo dia, aconteceu a apresentação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), com enfoque especial nos componentes da certificação do 3º ciclo: auto avaliação das equipes, avaliação de indicadores e avaliação externa.

Para a coordenadora do NAPRIS da SRS Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro Taufick, a atenção primária possui papel ímpar nas redes de atenção à saúde. “Além de acolher a equipe de gestão municipal, o objetivo do encontro foi estimular o fortalecimento e qualificação da atenção básica e destacar a importância da gestão baseada na indução e acompanhamento de processos e resultados” assinala Maíra.

Para os gestores e coordenadores presentes, a oficina é um momento muito importante para que o gestor reflita sobre as necessidades de saúde do seu município, sobretudo àqueles que iniciam uma gestão.

“A atenção primária é a porta de entrada da saúde, então nós temos que tratar com todo carinho, nós temos uma consciência de que se fizermos os investimentos necessários na Atenção Primária teremos uma saúde de qualidade no município”, afirma Gabriel Afrânio, gestor do município de Vazante – MG.

Autor: Maryana Lorrane dos Santos Pião

Rolar para cima