Foi realizada na manhã dessa terça-feira (10/2), na Sala de Inovação da Regional de Saúde de Passos, reunião sobre a situação atual da tuberculose nas unidades prisionais. Participaram do encontro diretores e enfermeiros das unidades prisionais, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância Epidemiológica dos quatro municípios que possuem unidades prisionais na jurisdição da Regional de Passos (Monte Santo de Minas, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso).
A reunião foi coordenada pela referência técnica em Tuberculose, Maria Ambrosina Cardoso Maia, e pela referência técnica em Saúde Prisional, Fabíola Silveira Lemos, onde apresentaram aos participantes a atual situação da doença nos presídios do estado de Minas Gerais, medidas de contenção e a maneira correta que se deve seguir no tratamento do enfermo sem que o mesmo deixe a unidade prisional.
“O encontro de hoje entre as unidades prisionais da Regional de Saúde de Passos e as referências técnicas de tuberculose e da Atenção Primária à Saúde de cada município foi um marco histórico, porque é a primeira vez que o sistema prisional conversa oficialmente com a saúde e, além disso, foi um momento para um verdadeiro diagnóstico sobre a situação da saúde das unidades prisionais relatado por quem vive aquilo todos as dias”, pontuou Maria Ambrosina.
Já a referência técnica da Vigilância Epidemiológica de Passos, Georgia Corto dos Santos Machado, contou sobre o impacto do evento. “O encontro reuniu os quatro municípios que possuem o sistema prisional na região e, juntos, conseguimos pontuar ações efetivas, onde estamos nos preparando para o dia 24 de março que é o dia de combate à tuberculose”, conclui.
Autor: Karine Costa