Regional de Saúde de Passos promove Capacitação em Investigação de Surtos

Imagem

De 01 a 03 de dezembro, a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS) por meio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária promove Capacitação em Investigação de Surtos de Doenças de Transmissão Hídrica, Alimentar, Diarreias Agudas e Hepatite A no auditório da SRS/Passos.

A formação terá carga horária de 40 horas, sendo que 24 horas presenciais e outras 16 horas compostas de atividades de dispersão dos alunos em seu campo de atuação. O curso é voltado para técnicos das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e da Atenção Primária à Saúde que atuarão na investigação de surtos de Doença de Transmissão Hídrica/Alimentar (DTA), Diarreias Agudas (DDA) nas Secretarias Municipais de Saúde dos 24 municípios que pertencem à SRS/Passos, e tem como objetivos instrumentalizar os profissionais para investigação epidemiológica de surtos destes agravos, além de estabelecer fluxos e qualificar o encaminhamento de amostras laboratoriais e as notificações e investigações.

A abertura do encontro foi feita pela Superintendente Regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, acompanhada das Coordenações da Área Temática de Vigilância em Saúde, que destacou “a capacitação é uma oportunidade de troca de experiências, de consolidar e expandir o conhecimento, além de incrementar suas habilidades profissionais”. Outro ponto a considerar “são os ganhos obtidos no campo do Projeto de Fortalecimento a Vigilância em Saúde nos municípios o que, sem dúvida, concorrerá para um melhor desempenho contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Uma das organizadoras do evento, a Referência Técnica em Monitorização de Doenças Diarreicas Agudas e Doenças Transmitidas por Alimentos, Suelen Daiana Oliveira Canela, explica que foram realizadas palestras, apresentações de vídeos e exercícios em grupos, com a finalidade de instruir, discutir e colaborar no aprendizado sobre as etapas a serem realizadas antes, durante e após a ocorrência de surtos, qualificando os técnicos para monitorização de diarreias, detecção e investigação oportuna, prevenção e controle dos surtos de Hepatite A, Síndrome Diarreica Aguda e Doenças Transmitidas por alimentos.

Essa capacitação integra o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde em Minas Gerais, que contempla o indicador “Investigar adequadamente todo surto de Doença de Transmissão Hídrica/Alimentar (DTA), Diarreias Agudas (DDA) e Hepatite A”, atentando-se para a educação permanente e aprendizado para as equipes de vigilância, profissionais da saúde e população, visto que foi solicitado a cada município que elaborasse um plano de ação no intuito de aplicar os conhecimentos e capacitar os demais técnicos e a comunidade.

Saiba mais

A dinâmica do perfil epidemiológico das doenças, o avanço do conhecimento científico e algumas características da sociedade têm demandado não só constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos das Vigilâncias (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária) como também o desenvolvimento de novas estruturas e estratégias capazes de atender aos desafios que vêm sendo colocados.

Esse panorama busca a integração de novos métodos de enfrentamento, estendendo as ações de vigilância em saúde. Todo sistema de vigilância, para ser efetivo, deve ser permanentemente atualizado, englobando as inovações científicas e tecnológicas que caracterizadamente são capazes de conferir melhorias à sua abrangência e qualidade, especialmente aquelas que elevam o impacto de suas ações.

Autor: Marina Lopes

Rolar para cima