Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 15/04, a reunião de apresentação do Plano de Contingência Operativo: COVID-19 e alinhamentos e início das atividades do Comitê Macrorregional Sul COVID-19, na Regional de Saúde de Passos. O encontro foi coordenado pela Superintendente da Unidade Regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, que junto à sua equipe fez as apresentações e devidas discussões em torno do tema. O encontro instituiu oficialmente o Comitê, que conta com representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, AMEG, COSEMS, OAB, Tribunal de Justiça, Justiça Federal e Prestadores de Serviços.
Os representantes dos núcleos temáticos da Regional de Saúde contribuíram com as explicações do plano dentro da competência de cada área. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), Márcia Aparecida Silva Viana, fez apresentação de casos confirmados e outros índices sobre o coronavírus no Estado de Minas Gerais e da Macrorregião Sul, incluindo a jurisdição de Passos.
Também foi discutido no encontro o projeto do hospital de campanha que será instalado na região e que deve atender aos pacientes diagnosticados com casos leves e moderados do coronavírus, visando um maior acesso e eficácia no tratamento da COVID-19.
“Foi uma reunião bem esclarecedora, tanto sobre as Portarias Ministeriais com oferta de recursos, e o mais importante foi a discussão dos pontos de vista de outros setores”, declarou o secretário de saúde de Passos, Antônio Donizeti Lopes.
A Tenente Coronel do Quadro de Saúde da Policia Militar, Hélina Ferreira Martins Brasileiro, pontuou a importância da integração dos grupos na discussão: “A Polícia Militar está sempre à disposição de servir a sociedade, no caso, nós somos do núcleo de Atenção Integral à Saúde da Polícia Militar. A nossa presença e do Corpo de Bombeiros aqui é de prestar serviço à sociedade e dessa forma nos sentimos muito honrados por poder estar contribuindo nesse momento tão crucial que vivemos na nossa sociedade”, finalizou.
Para Kátia Rita Gonçalves, Superintendente Regional de Saúde, “o Comitê tem como objetivo aproximar o controle da emergência de saúde pública de cada região de saúde dos municípios e dos prestadores. Como a Macrorregião Sul tem uma dimensão muito grande, essa ação é fundamental para haver a cobertura de todas as áreas de forma igualitária, de acordo com cada necessidade territorial. A sua estruturação permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento da COVID-19. O Comitê terá caráter propositivo, além de composição multidisciplinar e multissetorial e é vinculado ao Coes-Minas Covid-19, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)”, finalizou.
Autor: Karine Costa