A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Montes Claros concluiu nesta quarta-feira, 27/11, em Montes Claros, a realização de encontros com gestores e coordenadores da Atenção Primária à saúde do Norte de Minas. O encontro teve como objetivo mobilizar trabalhadores da Estratégia Saúde da Família para o fortalecimento de processos de trabalho. Denominados “Expresso Napris”, desde setembro os encontros foram realizados nas cidades polo das microrregiões de saúde, visando facilitar a participação de profissionais dos 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros.
Na abertura do encontro desta quarta-feira, envolvendo a participação de profissionais atuantes em Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira, Juramento e Montes Claros, o coordenador do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Montes Claros, João Alves Pereira ressaltou que “o Expresso Napris proporcionou aos profissionais dos municípios refletir sobre os serviços prestados à população, tendo como foco a avaliação dos resultados que os programas atualmente existentes estão alcançando e o que pode ser melhorado com vistas ao reforço da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Por outro lado, “a iniciativa de realizar os encontros nos municípios polo de saúde, além de facilitar a participação dos profissionais, viabilizou a discussão de questões mais específicas de cada microrregião e, com isso, foi possível estabelecer novas estratégias de atuação”, acrescentou João Alves.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marque, entende que o alinhamento de ações entre a SES-MG com os municípios “se constitui fator primordial para o aprimoramento dos serviços prestados à população, sobretudo no segmento da atenção primária que se constitui a porta de entrada dos usuários no SUS. Ter nos municípios uma rede de atenção primária à saúde organizada e resolutiva possibilita a redução dos agravos e, consequentemente, diminui as demandas nos serviços de média e alta complexidade”, conclui a superintendente.
Ao proferir palestra sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a referência técnica em saúde bucal da Regional de Saúde de Montes Claros, Denise Silveira, reforçou que os encontros com os profissionais de saúde dos municípios “se constituíram importantes momentos de compartilhamento de experiências e reflexão de pontos críticos para a efetivação das ações de atenção primária em saúde no país”, afirmou.
Em todos os encontros realizados nas cidades polo de saúde do Norte de Minas (Taiobeiras, Salinas, Francisco Sá, Janaúba, Coração de Jesus e Bocaiúva), participaram o coordenador e as referências técnicas da SES-MG, Graciele Fernandes Silva, Denise Silveira, Renata Fiúza e Marta Raquel Mendes Vieira. Os temas abordados tiveram como foco a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); promoção da saúde; apoio matricial; saúde bucal; e-SUS Atenção Básica, que se constitui uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações em nível nacional; saúde do homem e os núcleos de atenção à saúde da família.
Já com a adesão dos municípios de Coração de Jesus, Mamonas e Montes Claros o Programa Saúde na Hora, coordenado pelo Ministério da Saúde, também foi um dos temas abordados pelo “Expresso Napris”. O programa, que já conta com a participação de 29 municípios de Minas Gerais, aumenta o repasse de recursos mensais às unidades básicas de saúde que estenderem o horário de funcionamento para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos finais de semana. A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da atenção primária.
Autor: Pedro Ricardo