Nesta quinta-feira, 28/11, a Regional de Saúde de Manhumirim, promoveu uma reunião, em seu auditório, para discutir a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NPS) nos estabelecimentos de saúde.
O encontro foi promovido pelo Núcleo de Vigilância Sanitária, responsável por monitorar a microrregião de Carangola e microrregião de Manhuaçu. “A implantação dos núcleos é uma determinação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de criar obstáculos para que falhas possam ser evitadas enquanto o paciente estiver sob cuidados no ambiente hospitalar”, destacou Juliana Mariano dos Santos, enfermeira sanitarista em serviços de saúde da Regional de Saúde de Manhumirim.
Na ocasião, foram apresentados também os seis protocolos sugeridos pelo Ministério da Saúde para implantação dos núcleos. “Nosso papel como Regional de Saúde é monitorar os Núcleos de Segurança de Paciente já existentes e incentivar a implementação de todos os protocolos estabelecidos pela ANVISA. Assim minimizamos problemas adversos que possam vir a ocorrer”, destacou o diretor da regional Manhumirim, Juliano Estanislau.
Para a administradora e chefe de regulação do Pronto Socorro do município de Ipanema, Marly Aparecida Caetano, a reunião foi bastante proveitosa. “Já adotamos algumas medidas de segurança, porém vimos aqui que várias outras podem ser adotadas de maneira ampliar a segurança dos pacientes. É sempre bom ter contato com informações atualizadas e vamos colocar em prática muitas ações apresentadas hoje”, finalizou.
Autor: Antonio Rodrigues