Regional de Saúde de Manhuaçu realiza videoconferência sobre saúde mental

Imagem

Na última quarta-feira, 17/6, aconteceu a 18º reunião do Colegiado na regional e 120º Fórum de Saúde Mental da região, por meio de videoconferência. A reunião trouxe como tema central o “Cuidado ao Cuidador” como ações de saúde mental para os profissionais de saúde em tempos de pandemia.

Participaram da reunião 50 profissionais representantes do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental que apresentaram e debateram temas relacionados à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e avanços ao cuidado da saúde mental, na região.

A reunião contou com a participação da referência em saúde do trabalhador, Andressa Aguiar, que contribuiu com o plano de trabalho para a saúde dos trabalhadores que atuam na área da saúde mental. Participou, também, a coordenadora estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Lírica Salluz Mattos Pereira, que falou sobre a importância dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial continuarem atuantes, porém com atenção especial à saúde mental dos diversos profissionais de saúde que atuam no atual cenário.

Créditos: Antonio Rodrigues

Na ocasião, Marcos Alexandre de Faria Moreira, referência técnica de Saúde Mental da Regional de Saúde de Manhuaçu, apresentou a proposta de acolhimento e cuidado dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS – e a proposta de elaboração de um plano de saúde do trabalhador de toda a rede, além disso definiu algumas pautas que serão debatidas na próxima reunião.

“Reconhecemos a dificuldade em realizar reuniões presenciais em tempos de pandemia e como precisamos fortalecer cada vez mais à Rede de Atenção Psicossocial e manter o compartilhamento das experiências exitosas, resolvemos realizar essa reunião, por meio de videoconferência, por entender que nosso papel é fundamental para cuidar não só do nosso público alvo específico, como de todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente”, destacou Marcos Alexandre.

Autor: Antônio Rodrigues

Rolar para cima