Entre os temas trabalhados ao longo da na oficina estão a qualificação da Atenção Primária à Saúde – APS para a coordenação do cuidado e ordenação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nas Regiões de Saúde de Além Paraíba e Leopoldina/Cataguases, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e experiências existentes nos municípios, bem como a inserção das PICS em outras equipes. Também foram discutidos os principais problemas relacionados à esterilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A oficina foi finalizada com uma discussão em grupo sobre os encaminhamentos e compartilhamentos de informações com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Durante o evento, o Gerente Regional Renan Guimarães, enfatizou sua linha de conduta gerencial. “A Atenção Primária merece um olhar especial e contínuo. É nesse espaço que as ações de saúde precisam ser valorizadas a fim de garantir a possibilidade de reorganizar o sistema de saúde”, afirma.
Já a coordenadora do NAPRIS, Maria do Carmo Costa Ferreira, destacou a importância da melhora dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde, para que a mesma cumpra seu papel fundamental e seja coordenadora das redes de Atenção à Saúde.
Autor: Oberdan Moreira Rocha e Maria do Carmo Costa Ferreira